A Escudeira

A Escudeira

Algumas ermidas, como a da Nossa Senhora da Escudeira foram proliferando ao longo dos séculos, mantendo viva até aos nossos dias, a tradição das seculares devoções populares em torno dos santos padroeiros, expressa fundamentalmente nas festas e romarias que se efectuam ainda na actualidade.

A Capela da Escudeira está localizada na vertente a norte da serra de São Luís (Vale dos Barris, Palmela), invocando Nossa Senhora da Conceição. Data a sua fundação de meados do século XVIII. Relacionada com este culto, mantém-se a romaria anual de Nossa Senhora da Conceição da Escudeira, que tem lugar no fim-de-semana mais próximo de 15 de Agosto.

Da Herdade, situada numa das vertentes da serra de S. Luís, avista-se um magnífico panorama.

A Escudeira era habitada, tendo inclusive uma escola primária. As suas festas duravam 3 dias, Sábado, Domingo e Segunda Feira. Pelo ano de 1922, desdobrava-se em duas: a dos solteiros e a dos casados. A dos casados realizava-se no primeiro fim de semana de Agosto, a dos solteiros no último ou primeiro de Setembro. Tocava a Filarmónica dos Loureiros, havia uma corrida de matutos na praça improvisada. Curiosamente, a dos solteiros nesse ano acabou por não se efectuar. Um incêndio, iniciado com a queda de um castiçal, alastrou à ornamentação e passou ao velho palácio a que a capela pertencia. Do palácio e da capela, ficaram só as paredes.